A idéia de um dia nacional para se concentrar no meio ambiente veio de Gaylord Nelson, fundador do Dia da Terra, então senador americano de Wisconsin, depois de testemunhar os estragos do enorme derramamento de óleo de 1969 em Santa Bárbara, Califórnia.
Inspirado pelo movimento estudantil anti-guerra, ele percebeu que, se pudesse infundir essa energia com uma consciência pública emergente sobre a poluição do ar e da água, isso forçaria o tema da proteção ambiental à agenda política nacional. O senador Nelson anunciou a idéia de um “debate nacional sobre o meio ambiente” à mídia nacional; persuadiu Pete McCloskey, um congressista republicano de mentalidade conservadora, a servir como seu colaborador; e recrutou Denis Hayes, de Harvard, como coordenador nacional. Hayes construiu uma equipe nacional de 85 pessoas para promover eventos em todo o país.

Como resultado, no dia 22 de abril de 1970, 20 milhões de americanos foram às ruas, parques e auditórios para reivindicar por um ambiente saudável e sustentável em grandes comícios de costa a costa. Milhares de faculdades e universidades organizaram protestos contra a deterioração do meio ambiente. Grupos que vinham lutando contra derramamentos de óleo, fábricas e usinas elétricas poluidoras, esgoto bruto, lixões tóxicos, pesticidas, construção de estradas, perda da paisagem verde e a extinção da vida selvagem, perceberam repentinamente que compartilhavam valores comuns.

O Dia da Terra de 1970 alcançou um raro alinhamento político, contando com o apoio de republicanos e democratas, ricos e pobres, trabalhadores urbanos e fazendeiros, magnatas e líderes trabalhistas. No final daquele ano, o primeiro Dia da Terra levou à criação da Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency) dos Estados Unidos e à aprovação de uma série de leis destinadas à proteção do meio ambiente, como: Lei do Ar Limpo, da Água Limpa e Proteção a Espécies Ameaçadas de Extinção.

Na véspera de 1990, um grupo de líderes ambientais pediu a Denis Hayes para organizar outra grande campanha. Desta vez, o Dia da Terra se tornou global, mobilizando 200 milhões de pessoas em 141 países e elevando as questões ambientais para o cenário mundial. O Dia da Terra de 1990 deu um grande impulso aos esforços de reciclagem em todo o mundo e ajudou a pavimentar o caminho para a “Cúpula da Terra” das Nações Unidas, em 1992, no Rio de Janeiro. Também levou o presidente Bill Clinton a conceder ao senador Nelson a “Medalha Presidencial da Liberdade” (1995) - a maior honra concedida aos civis nos Estados Unidos - por seu papel como fundador do Dia da Terra.

À medida que o milênio se aproximava, Hayes concordou em liderar outra campanha, desta vez focada no aquecimento global e um impulso por energia limpa. Com 5.000 grupos ambientais em um recorde de 184 países atingindo centenas de milhões de pessoas, o Dia da Terra 2000 combinou a grande determinação do primeiro Dia da Terra com o ativismo internacional do Dia da Terra em 1990. O Dia da Terra 2000 não só usou tecnologia da Internet para organizar ativistas, mas também contou com uma cadeia de tambores que viajou de aldeia em aldeia no Gabão, na África. Centenas de milhares de pessoas se reuniram no National Mall, em Washington, DC, para uma Rally da Primeira Emenda.
O Dia da Terra em 2000 enviou aos líderes mundiais a mensagem alta e clara de que os cidadãos em todo o mundo querem uma ação rápida e decisiva sobre o aquecimento global e de energia limpa.

Fonte:The History of Earth Day | Earth Day Network



Você e eu podemos praticar os seguintes 75 métodos como demonstração de amor à nossa Mãe Terra!
1. Limpar regularmente o ambiente doméstico e evitar usar limpadores químicos ou pesticidas.

2. Usar produtos naturais como limão e carvão para eliminar odores, evitar usar fragrâncias químicas.

3. Quando os talheres e pratos não estão muito gordurosos, lavar com água morna. Reduzir o uso de detergente ou optar por um produto natural.

4. Aumentar plantas em ambientes internos e arborizar ambientes externos, isso ajuda a diminuir a temperatura e reduzir o uso de ventiladores e ar-condicionado.

5. Eletrodomésticos precisam de manutenção e limpeza regulares (especialmente aparelhos de ar condicionado) para reduzir o consumo de energia.

6. Usar aparelhos elétricos com bom desempenho de economia de energia (consulte a etiqueta da PROCEL – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica).

7. Evitar a compra de aparelhos elétricos não essenciais.

8. Usar ventiladores em vez de condicionadores de ar.

9. A geladeira deve estar posicionada em local fresco e sem incidência da luz solar, isso pode economizar energia. Fechar a porta assim que retirar o alimento desejado.

10. Não armazenar alimento em excesso na geladeira, pode economizar energia e reduzir o risco de intoxicação alimentar.

11. Usar lâmpadas fluorescentes e LED. Abrir as cortinas durante o dia para reduzir o uso de luz artificial.

12. Ao sair do quarto ou do escritório, desligar as luzes e os condicionadores de ar. Desligar o computador quando não estiver em uso.

13. Usar mais roupas para se aquecer quando o tempo estiver frio. Ligar o aquecedor elétrico somente quando necessário.

14. Acumular alguns dias de roupas sujas para lavar juntas, não só economiza água, eletricidade e também poupa tempo.

15. Tomar banho em chuveiro em vez de banheira, assim economiza muita água.

16. Para cozinhar, usar mais panela de pressão, que economiza combustível e tempo, além de preservar os nutrientes dos alimentos.

17. Usar métodos de cozimento como a vapor, cozidos e refogados, o alimento fica pronto mais rápido e economiza combustível.

18. Limpar a cozinha com panos, reduzir o uso de toalhas de papel.

19. Não cozinhar alimentos em excesso para evitar desperdícios.

20. Usar recipientes com tampa ou garrafas fechadas para armazenar alimentos, evitar o uso de filme plástico.

21. Comprar produtos que estejam adequadamente embalados com materiais recicláveis e recusar produtos embalados em excesso.

22. Não comprar produtos de origem animal como palitos de marfim, carimbo de chifre de rinoceronte ou outros produtos provenientes de animais raros.

23. Os medicamentos vencidos devem ser reciclados através de órgãos responsáveis. Os restos de alimento devem ser reciclados para compostagem.

24. Escolher papel higiênico branco para reduzir a contaminação por pigmentos.

25. Usar barbeador elétrico para reduzir o uso de lâminas descartáveis.

26. Usar mais móveis de materiais naturais, evitar usar mobílias de fibras plásticas ou artificiais.

27. Não renovar mobílias sem necessidade. Ao comprar, optar por materiais e estilos duráveis, reduzir as compras desnecessárias.

28. Alimentar-se corretamente, reduzir compromissos excessivos com jantares de negócios e bebidas.

29. Ter hábitos de alimentar-se em casa, reduzir frequentar lanchonetes e restaurantes, ajudando a diminuir o desperdício e a poluição.

30. Preparar bebidas e alimentos em casa, são benéficos para a saúde e ajuda na economia familiar, além de proteger o meio ambiente.

31. Recusar a compra de alimentos que tenham aditivos em grandes quantidades.

32. Consumir mais frutas e verduras e reduzir o consumo de carne, é bom para a saúde e causa menos danos à Terra.

33. Recusar a compra de alimentos que necessitam de transporte aéreo, pois consomem muita energia e poluem o meio ambiente.

34. Recusar a compra de alimentos muito processados, que desperdiçam recursos e poluem o meio ambiente.

35. Iguarias como “forro do ninho de andorinhas”, barbatana de tubarão, abalone, tatus e outros animais silvestres, seu consumo não só é cruel com a vida como prejudica o equilíbrio do ecossistema.

36. Fazer chá com folhas a granel, pois os chás de saquinhos desperdiçam recursos e aumentam a poluição.

37. Consumir o máximo possível frutas e legumes orgânicos. Fertilizantes químicos e pesticidas prejudicam a saúde e o equilíbrio do ecossistema. 38. Comprar produtos agrícolas locais e sazonais para reduzir o custo com transporte, energia para armazenamento e a poluição.

39. Carregar garrafa com água, evitar comprar bebidas embaladas ou água engarrafada.

40. Amamentar o bebê e preparar as papinhas em casa, reduzir o uso de leite em pó e alimentos para bebês.

41. Escolher roupas com mais fibras naturais (algodão, lã, cânhamo, etc.) e comprar menos produtos com fibra sintética.

42. Não comprar roupas e acessórios extras apenas para acompanhar a moda.

43. Vestir as crianças com roupas de segunda mão, como as de irmãos mais velhos.

44. Ao enviar roupas para lavanderia, optar por lavagem com água. Os produtos químicos utilizados para limpeza a seco poluem seriamente o meio ambiente.

45. Recusar produtos de couro e de peles de animais, assim os comerciantes não irão pagar pela caça de animais silvestres ou criar animais pela matéria prima.

46. Optar pelo transporte público, dar ou pedir carona, fazer caminhada. Dirigir menos o carro ou pilotar menos a moto.

47. Não havendo real necessidade não compre carro. Se necessário, fazer adequadamente a manutenção ou, comprar um carro elétrico.

48. Dirigir de forma eficiente para economizar e reduzir perdas de combustível.

49. Andar mais de escadas e reduzir o uso do elevador.

50. Manter o ambiente de trabalho o mais verde possível com plantas de vaso ou árvores, de acordo com o espaço disponível.

51. Evitar artigos de papelaria tóxicos (como caneta Piloto, corretivo líquido ou em fita).

52. Economizar o uso do papel, imprimir documentos não importantes com papel reciclado ou usar impressão nos dois lados.

53. Utilizar mais e-mails, boletos e documentos eletrônicos, etc. para minimizar as impressões em papel, e ainda reduzir a impressão em cores.

54. Carregar talheres e travessa simples para reduzir o uso de descartáveis.

55. Fazer mais atividades ao ar livre, evitar shoppings e academias cobertas com ar-condicionado.

56. Escolher esportes não poluentes, como Tai Chi, Qi Gong, corrida e caminhada.

57. Ensinar as crianças a criar seus próprios brinquedos, são mais educativos, econômicos e dão mais satisfação.

58. Presentear com artefatos caseiros e cartões feitos à mão, são mais significativos, economizam dinheiro e recursos.

59. Fazer de fato a separação do lixo reciclável, papel usado, latas de alumínio ou de estanho, garrafas ou potes de plástico, lâmpadas fluorescentes, etc., sejam todos devidamente reciclados.

60. Optar pelo uso de papel reciclado e outros materiais renováveis.

61. Não manter animais de estimação por moda ou diversão.

62. Evitar comprar ração em latas e areia para excrementos, são desperdício de recursos e dinheiro.

63. Todos os itens que são “descartáveis” devem ter seu uso minimizado para reduzir o desperdício.

64. Comprar mercadorias que possam ser “recicladas” e reutilizadas para reduzir o desperdício de recursos.

65. Os sprays danificam a camada de ozônio, tentar usar outros substitutos.

66. Tentar usar fraldas tradicionais e menos fraldas descartáveis para reduzir o lixo.

67. Usar baterias recarregáveis, evitar o uso de baterias comuns.

68. As baterias usadas devem ser recicladas, não as jogue fora no lixo comum, pois causarão séria poluição ao meio ambiente.

69. Carregar lenço, usar menos toalhas de papel para reduzir o desmatamento de árvores.

70. Optar por produtos que utilizam energias renováveis, como calculadoras solares e aquecedores de água solares.

71. Carregar sacolas para as compras e evitar o uso de sacos plásticos. Se tiver que transportar em sacos plásticos estes devem ser reutilizados.

72. Não fumar, aconselhar a quem fuma que é um hábito prejudicial a si e aos outros.

73. Recusar comprar produtos de empresas poluidoras do meio ambiente.

74. Apoiar empresas que tenham compromisso com proteção ambiental, que não poluam o meio ambiente e que implementem na prática suas responsabilidades sociais.

75. Cuidar de toda forma de vida, não matar sem justa causa e não participar de atividades de libertar vidas animais que possam causar danos ecológicos.