Os Benefícios do Vegetarianismo

Os Benefícios do Vegetarianismo

De acordo com pesquisas científicas, ao comparar a estrutura morfológica dos humanos, ela tem características tanto dos animais herbívoros como das de carnívoros, sendo que se assemelha mais dos animais herbívoros. O sistema digestivo dos animais carnívoros é mais curto, pois os alimentos de origem animal se decompõem extremamente rápido, não convêm mantê-los estagnados dentro do organismo por muito tempo, já que as toxinas podem causar danos ao corpo. Já o sistema digestivo dos animais herbívoros tem os dutos intestinais mais longos, se dobram para serem acomodados no organismo com o propósito de digerir vagarosamente verduras e frutas. Assim, a estrutura morfológica dos humanos é mais adequada ao vegetarianismo.

Há quem afirma que ser vegetariano corre o risco de desnutrição, que pode causar fraqueza e não beneficia a saúde. Vejam vocês o meu porte , sou vegetariano desde pequeno e cresci alto e forte. Vejam também os grandes mestres da história do Budismo, passaram décadas de suas vidas dedicados ao budismo sendo vegetarianos, mesmo com setenta, oitenta anos e de cabelos grisalhos, continuam com o rosto jovial e fisicamente ágeis e saudáveis.

São muitas as vantagens do vegetarianismo. Em geral, a fisionomia dos carnívoros é mais turva, enquanto o rosto dos vegetarianos é mais limpo. O Budismo fala em “a fisionomia vem da mente”, e de acordo com comprovações científicas, quando há ingestão de grandes quantidades de proteína animal, o ser humano se torna mais agressivo, com tendências para a violência. Enquanto os vegetarianos têm atitudes mais brandas e são de gênio mais tolerante. Portanto, o alimento a ser ingerido no dia a dia afeta sim o caráter e o temperamento de uma pessoa. Além disso, as epidemias que assolaram a vida humana nos últimos anos como viroses intestinais, doença da vaca louca, o SARS (síndrome respiratória aguda grave), a febre aftosa nos suínos, a gripe aviária entre outras doenças contagiosas, causaram pânico no mundo todo, tornando o consumo de carnes vermelhas ou brancas uma preocupação constante, aterrorizando toda a população pela possibilidade de contrair doenças ao ingerir carnes contaminadas. Já os vegetarianos puderam ficar despreocupados.

O reino animal pode ser classificado em dois grandes grupos, os animais herbívoros como elefantes, camelos, cavalos, bois, que apesar de se alimentarem de vegetais, são animais resistentes: o cavalo é capaz de andar milhares de quilômetros por dia; o boi é forte no arado do campo; pombos são capazes de voar quilômetros de distância. O grupo dos animais carnívoros como raposa, lobo, tigre, onça, leão entre outros, apesar de audaciosos, porém carece-lhes resistência. Como diz o ditado: “o tigre, após seu terceiro pulo para atacar sua presa, esgotam-lhe as forças para continuar”. O esportista americano de triathlon tricampeão mundial Sixto Linares é estritamente vegetariano, quebrou recordes mundiais em natação, ciclismo e maratona. Disse ele certa vez: “Quando comecei a ser vegetariano no colegial, meus pais ficaram extremamente preocupados por eu não comer carne. Hoje, catorze anos depois, finalmente aceitam que ser vegetariano foi uma escolha benéfica para eu conseguir manter essa condição física atual.”

No passado, os astronautas americanos eram treinados por duas técnicas budistas: a primeira é o vegetarianismo, para treinar a resistência; a segunda é a meditação, para treinar a concentração. Devido ao limitado espaço das cápsulas espaciais, se não houver capacidade de resistência e concentração, realmente não seria nada fácil para um astronauta que necessita nela permanecer por um longo período de solidão. O dramaturgo inglês George Bernard Shaw foi também vegetariano. Quando vivo, um grupo de médicos o aconselhou a comer carne, ou morreria de fome, e ele viveu muito saudável por quase cem anos. Na atualidade, a comunidade médica em todo ocidente promovem a redução da ingestão de carnes, devido ao alto teor de gordura e colesterol contido nos alimentos de origem animal e seus derivados, que são fatores de risco por causarem doenças cardiovasculares como aterosclerose, altamente prejudicial à saúde. Enquanto a alimentação vegetariana ajuda a eliminar as toxinas do organismo, considerada como purificador do sangue.

Durante a primeira Guerra Mundial, a tropa dos aliados instalaram bloqueios nas estradas, obstruindo o fornecimento de vários produtos a Dinamarca. Nesse período, o governo dinamarquês preocupado na escassez de alimentos, estabeleceu um regime de distribuição de alimentos a nível nacional. E como as carnes eram importadas e estavam em falta, os dinamarqueses se abasteciam de cereais, verduras, frutas e derivados de leite. O resultado foi que nesse período de escassez, a situação de sanidade do povo dinamarquês teve uma grande melhoria, reduzindo até o índice de mortalidade. Já na pós guerra, a carne voltou a ser fornecida, e o índice de mortalidade voltou a apresentar números semelhantes aos do início da guerra. Com um resultado assim, no mínimo nos comprova que a vida humana não precisa de carne para ser saudável.

Anos atrás, a mídia reportou um gênio americano Gregory Robert Smith, recebeu aos treze anos, o diploma de graduação em Matemática no Randolp-Marcon College, escola de ensino superior em Ashland, na Virginia, e planeja concluir quatro doutorados antes de seus dezoito anos. O que ele difere de outros jovens superdotados é que ele optou ser vegetariano aos dois anos, defende a ideia de que o vegetarianismo o ajuda a manter a mente lúcida e beneficia a saúde física, além de outros fatores favoráveis a níveis mundiais. Dedicou esforços também em áreas sociais como trabalhos beneficentes a crianças e adolescentes, mesmo nessa tenra idade, fora quatro vezes nomeado para concorrer ao prêmio Nobel da Paz.

O Budismo não obriga os praticantes a serem vegetarianos, mas os incentiva a conhecerem os benefícios do vegetarianismo. Como auxílio à prática, ser vegetariano ajuda a aumentar a paciência e a adequar as emoções. Existem muitos jovens noviços de Fo Guang Shan que participam de torneios amistosos de basquete, jogando contra universidades, institutos pedagógicos ou mesmo estudantes de escolas militares. Foi constatado que, os jogadores adversários ficavam suados e esbaforidos em pouco tempo de jogo, pedindo para serem substituídos, enquanto que os jogadores noviços não se cansavam em correr nas idas e vindas por toda a quadra, e se o técnico solicitava a substituição, ainda dizia: “não é preciso me substituir, ainda tenho forças! E mais, Fo Guang Shan tem mais de mil discípulos ordenados, trabalham noite e dia difundindo o Darma e beneficiando os seres, dormem em média seis horas por noite e dedicam a maior parte do tempo no trabalho, não sentem desconforto nem reclamam de cansaço. Qual seria o motivo? No início eu também não compreendia essas questões, depois conclui que deve ter uma relação muito íntima com a alimentação vegetariana, já que é capaz de aumentar a resistência.

É comum ouvir falar sobre o costume da tradição chinesa em ter uma alimentação vegetariana nos dias primeiro e quinze do calendário lunar (dias de lua nova e lua cheia), realmente tem suas razões. De acordo com pesquisas, descobriram a influência dos astros sobre as emoções humanas, sendo mais agitadas na lua cheia e deprimidas na lua nova. Portanto, a alimentação vegetariana nessas datas pode ter o efeito de regular o corpo e a mente, alcançando o equilíbrio da paz e da tranquilidade.

Ainda, ser vegetariano ajuda na meditação sentada, cultiva uma mente de compaixão e misericórdia. Quem é vegetariano tem a mente serena com poucos desejos, tem o temperamento mais afável e pacífico, e tem vida mais longa. Todavia, o vegetarianismo ajuda a preservar o meio ambiente, reduz os confrontos e matanças. Por que há tantas guerras no mundo? Pois como diz o verso: “para saber o motivo das tragédias bélicas no mundo, ouçam os gritos do matadouro nas altas horas da noite.” É de despertar a nossa consciência como ser humano!

Só que o vegetariano sofre de um problema, sente fome facilmente, se não for pelo incômodo da necessidade de se alimentar com frequência, a fome representa a boa digestão, que é benéfica à saúde. Na verdade, o vegetarianismo tem se tornado um hábito na vida do homem moderno, independente do motivo pelo qual adotou a dieta vegetariana, basta ter concepções corretas e modo de preparo adequado, certamente é benéfica para o corpo e a mente.

Tornar-se vegetariano é um processo natural, não pode ser obrigatório nem submetido à força. No passado, o Grande Mestre Hong-Yi e seu melhor amigo Feng, Zi-Kai produziram juntos um álbum de “Pinturas de Proteção à Vida”. Esta obra foi várias vezes reeditada em Taiwan, comovendo a muitos que depois de apreciá-la, se conscientizaram a se tornarem vegetarianos pelo simples motivo de “proteção à vida”. Portanto, não se deve obrigar as pessoas a serem vegetarianas, pois isso não só as afastariam do budismo, podem até gerar aversão pela alimentação vegetariana. Assim que alguém seja adepto da fé, através da prática irá aos poucos compreender os benefícios do vegetarianismo, então naturalmente se sentirá apto a aceitar a dieta vegetariana.

Venerável Mestre Hsing Yun