Sobre “Plano A, o Vegetarianismo”

Catástrofes e tragédias causadas pelo aquecimento global e pelas mudanças climáticas já deixaram de ser ficção de um futuro longínquo. O falecido e um dos mais consagrados cientistas, físico teórico e cosmólogo britânico da atualidade, Stephen Hawking alertou à humanidade em 2017, no Festival Starmus em Trontêmio, Noruega: “a vida na Terra irá se destruir em 200 a 500 anos.”

Na verdade, o Dr. Hawking já fez vários avisos semelhantes, sobre os desgastes dos recursos naturais da Terra, que a tornará em uma bola de fogo ardente, levando à extinção da vida humana.

Dr. Hawking disse: “Estamos tornando o fenômeno do aquecimento global em um processo irreversível.” No entanto, Dr. Hawking não estava totalmente pessimista, ele disse também que apesar das mudanças climáticas serem grandes ameaças, porém, se a humanidade se prontificar a reverter esse quadro imediatamente, ainda é possível prevenir.

Em relação às previsões e alertas do Dr. Hawking e outros cientistas, o Venerável Mestre Hsing Yun fez o seguinte pronunciamento: “Não é preciso entrar em pânico, porém não podemos ignorar os fatos. Nos últimos anos, a exploração dos recursos da Terra pela ganância sem fim da humanidade, fez com que a natureza revidasse, gerando calamidades infindáveis como terremotos, tsunamis, inundações, estiagens, furacões, incêndios, desmoronamentos e deslizamentos, temos que ao menos perceber e se conscientizar: ‘a Terra está doente!’ A Terra adoeceu assim como o corpo humano enfraquece; buscamos ajuda médica quando somos acidentados ou estamos adoentados, a Terra está doente, também depende de seus habitantes para ajudá-la e socorrê-la.”

Se as causas dos problemas são claras e precisas, por que não podemos desde já tomar uma atitude, prontos a mudar o rumo da nossa história, fazendo o melhor esforço para evitar as catástrofes?

Portanto, neste momento decisivo, sugerimos o “Plano A, o Vegetarianismo” , não apenas por motivos religiosos, crenças ou qualidade de vida e saúde, é uma obra intrinsecamente ligada à existência ou à extinção da humanidade. é uma obra intrinsecamente ligada à existência ou à extinção da humanidade. Aqui, o “A” tem 2 significados:

1.A melhor estratégia: o vegetarianismo é a melhor estratégia para amenizar o aquecimento global e a resolver o risco de inanição. (A conclusão de um relatório da ONU diz que se a população mundial se tornar vegetariana, será a solução decisiva para os problemas gerados pelas mudanças climáticas.)
2.Ação: Vegetarianismo é ação e não slogan.A opção vegetariana é apoiar com atitudes específicas de proteção:

1.Fome Zero: no mundo, uma criança morre de fome a cada 2,3 segundos, e os recursos gastos por um carnívoro podem alimentar 20 a 50 vegetarianos.

2.Combate a mudança climática: gases de efeito estufa eliminados pela pecuária (fermentação entérica) ocupam 18% do nível global. Os humanos eliminam o metano (tem capacidade 23 vezes maior de aquecimento que o dióxido de carbono CO2) e a amônia (principal componente da chuva ácida), ocupando 36%, sendo que 64% vêm do gado, que ainda libera 65% do total de óxido nitroso (N2O) na atmosfera, sendo que o óxido nitroso tem capacidade de aquecimento 296 vezes maior que o dióxido de carbono.

3.Parar e reverter a degradação do solo e a perda da biodiversidade: o aquecimento global proporciona uma grande ameaça à vida selvagem, somado ao desmatamento, poluição e atividades extrativas excessivas nas últimas quatro décadas, fez com que desaparecesse metade da vida animal no planeta. Segundo relatório de pesquisa da revista Science, se não houver ações significativas para deter as bruscas mudanças climáticas, 1/6 das espécies da vida animal e vegetal serão extintas.

4.Consumo e produção sustentável: de acordo com os mais recentes relatórios da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, a pecuária ocupa 30% das áreas cultiváveis do planeta, além de ser o motivo principal para o desmatamento de florestas. A floresta amazônica, por exemplo, 70% dela são ocupadas para dar pasto ao gado dedicado à pecuária. O gado também contribui para o empobrecimento do solo, aumentando as áreas desérticas, além de perder a diversidade do sistema da vida marinha, gerando a poluição da água, enriquecimento e degeneração dos bancos de corais.

5.Tratamento ético a animais: são comuns os maus tratos a animais para atender o lucro dos pecuaristas; os pintinhos machos que não põem ovos são triturados vivos; bois, porcos, aves são confinados em pequenos espaços, mal têm espaço para virar o próprio corpo; as aves recebem injeções hormonais para aumentar peso, que as tornam tão pesadas que as patas não suportam o próprio peso; os gansos que são forçosamente alimentados à exaustão, que leva a hipertrofia lipídica do fígado para os fabricantes de “foie gras”, ainda tem o cruel abate que os espera a seguir.

O alimento que você escolhe decide o destino das crianças do terceiro mundo à beira de inanição; também está intrinsecamente relacionada ao aumento ou redução dos maus tratos de animais; e mais, a duração da vida no planeta Terra.
Se demorássemos mais dez anos, a Terra poderia se tornar em um planeta nunca mais habitável... Gostaria de tomar uma atitude desde já?

Então comece com comedimentos profiláticos como a redução do consumo de carnes, protegendo o nosso meio ambiente através de medidas sustentáveis, consumo consciente sem desperdício e diminuição da emissão de gás carbônico!